A Torre situa-se logo após a Lagoa Comprida para quem segue pela N338 e se vai deleitando com paisagens magníficas.
Itinerário
Neste dia de viagem pelas belezas da Serra, poderão aproveitar duas distintas paisagens, a de Verão ou a de Inverno. Se estiver a ter o prazer de visitar esta região no Inverno irá certamente divergir deste itinerário se for amante dos desportos de Inverno. Sendo este o seu caso, então sugiro desde já que se dirija aos postos de Informação da Turistrela, onde poderá obter todo o tipo informações de modo a tornar a sua estadia mais agradável.
Se, por outro lado, visita a Região da Serra da Estrela na Primavera, terá uma boa oportunidade para dar longas caminhadas respirando o ar puro de serra, acompanhado da sensação de usufruir de uma beleza inigualável, ou praticar qualquer outro dos desportos à sua disposição. Depois, siga caminho em direcção a Manteigas.
História
É o ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metros, pelo que D. João VI (1816-1826), mandou erguer uma Torre toda em pedra de forma a completar os dois mil metros de altitude. Desta forma, este local tornar-se-ia um dos mais importantes pontos de vigia do país.
Este ponto é igualmente importante no que diz respeito ao património histórico-natural, dado que a sua antiguidade remonta à glaciação de Würm que terminou há vinte mil anos.
Daqui, em dias cristalinos, a vista pode alcançar os pontos culminantes de quase metade de Portugal e ainda de terras de Espanha, desde a Serra da Boa Viagem em Buarcos, até à Serra de Gredos em Espanha, do Marão em Trás-os-Montes à Serra de Portalegre no Algarve.
Actividade económica
As actividades económicas preponderantes na Torre são sem dúvida a exploração do Turismo de Aventura, bem como o aluguer de material para a prática do mesmo, à exploração da Turistrela.
Recursos Arqueológicos
Na Torre, estão presentes as instalações da Força Aérea, construídas na década de 50 que abrigaram o radar deste departamento, com todos os seus aquartelamentos anexos e pousadas de oficiais e a capela, desactivados em 1970.
A caminho da Torre, Covão do Boi merece uma paragem, para apreciar o monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela, baixo relevo esculpido na rocha por António Duarte, com mais de 7 metros de altura.
Mais acima, à direita, o Cântaro Raso e a seguir o pitoresco rochedo do Cântaro Magro, um dos símbolos naturais da Serra. O Cântaro Gordo situa-se junto ao cruzamento para a Torre, a 2.000 metros de altitude.
Lazer
Se a visita coincidir com a presença de um imaculado manto branco de neve, é obrigatório o aluguer de um trenó para fazer subir a adrenalina escorregando por esta Torre abaixo. Se for entusiasta do ski e snowboard pode desfrutar destas modalidades como referido no item desporto.