Porto de Mós é uma vila do distrito de Leira , na região centro do País. O concelho encontra-se inserido na sub–região pinhal litoral rodeado a norte pelos concelhos de Leiria e da Batalha e a sul por Santarém e Rio Maior.
Tem cerca de 25 mil habitantes, é composto por 12 freguesias e conta com a presença de um vasto património arquitectónico, cultural, histórico e natural.
Rossio de S. Pedro
Um dos locais mais desenvolvidos de Porto de Mós onde se podem encontrar vários restaurantes, cafés e outros serviços. O Rossio teve um crescimento económico e urbanístico intenso nos últimos anos.
Em tempos passados os frades descalços, encontraram neste local em 1676, as condições ideais para construírem o seu convento e posteriormente a igreja de S. Pedro edificada em 1702 .
Fórnea-alcaria de Porto de Mós
A Fórnea trata-se de um estranho fenómeno geológico que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. Assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria.
As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade com uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.
Arco da Memória
O Arco da Memória construído pelos monges de Cister para marcar os coutos de D. Afonso Henriques. É um arco de 4 metros de altura que se mantém até aos dias de hoje. O Arco da Memória é um arco de volta perfeita onde se destaca a sua simplicidade, não possuindo qualquer decoração e tendo apenas duas inscrições.