Indo pela EN 232 passa-se a Pousada de S. Lourenço, a 1285 metros de altitude, depois vê-se o Observatório Meteorológico e mais à frente eis as Penhas Douradas, a 1668 metros de altitude. Fica a caminho de Gouveia, na estrada que atravessa a Serra da Estrela de ponta a ponta.
História
As Penhas Douradas a 1668 metros de altitude, são constituídas por três penhascos: dois à frente – Angela e Rasa – e um outro que serve de base ao marco geodésico.

Apesar do seu nome oficial, o nome correcto da estância é Poio Negro. Foram denominadas de Penhas Douradas pelo facto do sol as louvar ao entardecer. Esta estância começou pela Casa da Fraga, construída sob um enorme fragão em 1882 pelo santareno Alfredo César Henriques, o primeiro tísico tratado na Serra da Estrela, viveu aqui dois anos, por indicação do médico Sousa Martins.
Seguiu-se depois a construção dos chalés das Penhas Douradas.
Recursos Arquitectónicos/ Históricos e Culturais
Algumas das habitações erigiram-se em abismais localizações e com invulgares formas arquitectónicas com o objectivo de se defenderem das rigorosas condições climatéricas, despertando assim maior atenção e curiosidade.