Manteigas no vale glaciário do Zêzere

Manteigas situa-se na margem esquerda do curso superior do Rio Zêzere, estendida entre as partes mais altas da Serra. A mais de 700 metros de altitude, encontra-se a 25 Km da Torre, ponto este o mais alto de Portugal Continental, a aproximadamente 45 Km da Guarda e da Covilhã e 35 Km de Seia e Gouveia.

Seguindo pela EN 18 (entre a Covilhã e a Guarda), junto a Belmonte, segue as indicações no sentido de Manteigas pela EN 232. quem vem de Coimbra, segue em direcção a Seia ou Gouveia, subindo a Serra até às Penhas Douradas e descendo depois para Manteigas.

Itinerário

Toda a reserva terá de ser efectuada preferencialmente, de modo a terem a certeza de que o local de eleição não estará ocupado. É dado assim o conselho para dois bons Restaurantes em Manteigas, são eles o restaurante A Toca e o restaurante A Cascata, com música ao vivo, do estilo regional. Logo, será aqui tirado o maior prazer da cozinha, sugerindo trutas à moda de Manteigas, um Cozido Serrano, carne do porco em vinha-d’alhos, e para sobremesa um pudim de requeijão.

Dos muitos empreendimentos aqui existentes fica à liberdade do próprio a escolha que mais lhe aprouver, desde pensões a casas de turismo rural.

manteigas-neve

Passados dois dias e a caminho do último, deve o excursionista aproveitar para tirar fotografias mentais de vistas únicas existentes somente nesta região e, por isso, serem, grande parte delas, áreas protegidas. Daqui partimos em direcção a Gouveia, nosso último local, passando pelo caminho pelas Penhas Douradas.

História

Manteigas, sempre igual a si mesma, é mais uma das terras a candidatar-se a refúgio de Viriato. É constituída por uma típica povoação de montanha, a 700 metros de altitude, recolhida no belíssimo vale do glaciário do Rio Zêzere, todo ele verde com casas e igrejas caiadas de branco e de neve, muitas das vezes.

Apesar de datar o seu primeiro foral de 1188, esta tem origens anteriores à Era Cristã.

Actividade económica

A estância termal de Caldas de Manteigas e a pista de ski, têm vindo a acrescentar importância ao local como destino turístico, tendo a seu favor o belo cenário da Serra.

Recursos Arquitectónicos/ Históricos e Culturais

Algumas das habitações foram erigidas em abismais localizações e com invulgares formas arquitectónicas com o objectivo de se defenderem das rigorosas condições climatéricas.

Manteigas está equipada com o Auditório do Centro Cívico, Biblioteca Municipal, Salas de Exposições e Casa Etnográfica e Cultural de Manteigas.

Não se pode deixar de esquecer a estância termal e ainda a queda de água do Poço do Inferno.
Esta visita levará também os excursionistas a conhecerem o rico interior da Igreja de S. Pedro, as pinturas da Igreja da Misericórdia e os altares renascentistas da Matriz.

Vale glaciário do Rio Zêzere

Lazer

Manteigas é o local ideal para desfrutar um bom tempo de diversão nas suas pistas de ski e snowboard artificiais.
Para além deste desporto, têm também ao seu dispor a pesca à truta, a caça ao coelho, lebre e perdiz. Mas também, aproveitando a sua localização, o montanhismo, campismo, escalada e caminhadas estão ao dispor.

Parques Temáticos e Jardins Botânicos

O Parque de S. Sebastião é um dos locais onde a natureza e o desporto estão a par podendo desfrutar do seu circuito de manutenção.

Tal como já foi referido, Manteigas é o local com maiores condições, instalações e equipamentos desportivos neste itinerário. Além das infra-estruturas mencionadas na animação e nos parques temáticos, tem também Piscina Municipal, Pavilhão Gimnodesportivo, Estádio Municipal, Court’s de Ténis e campo de tiro no Clube de Caça e Pesca.

Termas das Caldas de Manteigas

Em plena Serra da Estrela, local mítico associado à lutas de resistência da ocupação romana, nos inícios da história de Portugal, brotam as nascentes das Caldas de Manteigas. A estância fica junto à vila de Manteigas, no Vale do Zêzere, com um belo cenário da maior serra portuguesa, a sua importância tem vindo a crescer como local de Turismo e repouso.

É uma estância hidro-terápica de águas sulfúreas, bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas com um PH. de 9.5, indicadas para o tratamento de reumatismos, dermatoses, músculo-esqueléticas, colopatias e o hemorroidal.
Nas termas existem duas nascentes: a Fonte Quente, com água a 42ºC e a Fonte Santa com águas a 19ºC. A época termal decorre de um de Maio a 30 de Outubro. O balneário termal, moderno e com piscina termal, tem hotel, campos de ténis, circuito de manutenção e montanhismo, com serviços de apoio a deficientes.

Poço do Inferno: afastada da queda a visão "é de paraíso"
Poço do Inferno

De Caldas de Manteigas siga para o Poço do Inferno pela EN 238, com o intuito de deslumbrar-se com a queda de água do Poço que se situa na estreita garganta da Ribeira de Leandres afluente do Rio Zêzere, cujo leito percorre a linha de união do granito e do xisto.

A cascata de 1066 metros, no Inverno transforma-se num belo espectáculo de colunas de gelo com a grossura de caules de árvores. O seu acesso é fácil e feito por caminho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *