De regresso à EN 232, continuamos o percurso a caminho de Gouveia, no cenário natural da Serra da Estrela e da paisagem beirã. Gouveia localiza-se na vertente norte da Serra da Estrela.
Itinerário
Depois, sente-se num banco do jardim municipal e recorde calmamente todos os locais singulares desta inesquecível viagem por terras beirãs. Acaba assim este percurso por terras da Serra da Estrela, aberta sempre à sua visita, recolhendo-o, esplendorosa, e cheia de encantos para oferecer.
Poderá ter a oportunidade única de experimentar a Morcela à moda de Gouveia, Chouriços de Bofes, o famoso Bacalhau com Leite e ainda, as chamadas Perdizes Lá De Casa, e claro está que terá a experiência única de provar na própria Região o Vinho do Dão.
Aqui é dada a opção de passar a noite na Casa do Toural, que possui cinco quartos apenas. A Pensão Estrela é outra possibilidade com 17 quartos.
História
Analogamente Gouveia encontrou a génese do seu nome nas belezas da região. Aparece em Forais, Inquisições e noutros documentos com a designação de Gaudella (adjectivo latino sinónimo de prazer, satisfação, gozo).
Implantada na Lusitânia, foi povoada desde os tempos remotos pelos Hermínios e Iberos, povo este a que se deve a sua fundação no ano de 580 a. c..
No século VIII , foi ocupada pelos mouros, a qual ainda hoje se observa os seus testemunhos em vestígios toponímicos e lendas.
Em valores humanos o Concelho é riquíssimo, destacando-se os seus filhos nos mais diversos domínios. Podemos apontar alguns tais como: na ciência Bento Moura de Portugal; nas letras Vergílio Ferreira; na política D. António Serpa Pimentel, ex-ministro dos estrangeiros, das obras públicas e das finanças no final do século XIX; nas artes Abel Manta e na Igreja o Cardeal Mendes Melo, Patriarca de Lisboa de 1907 a 1929.
Actividade económica
Gouveia chegou a ser considerada “O Tear da Beira” pois desde os primórdios da nacionalidade foi um importante centro industrial de Lanifícios. Por volta de 1873 havia em todo o Concelho 23 fábricas de tecido, com 192 teares manuais e apenas em Março de 1874 veio para Gouveia, a primeira máquina para a indústria de tecidos.
A pastorícia também ocupou um lugar relevante na economia local, pelo que é frequente ver rebanhos de ovinos e caprinos grandiosos.
Não podemos deixar de referir as adegas, salas de provas e venda aos tão deliciados Vinhos do Dão.
Recursos Arquitectónicos/ Históricos e Culturais
Veja a Praça de S. Pedro com a Igreja Matriz com mesmo padroeiro caracteriza-se por ser uma pequena catedral, de majestosa e imponente construção do século XVIII. Os seus azulejos constituem uma particularidade original da arte portuguesa da decoração barroca, que apenas foram aplicados na reconstrução de 1940. esta Igreja incita-nos à meditação graças ao seu conjunto de beleza arquitectónica, constituindo uma valiosa amostra da arte sacra portuguesa.
A sua Igreja da Misericórdia data do século XVIII, em 1721. os frontões da janela com conchas diz-nos que é de características barrocas. O brazão com a coroa e armas reais lembra a instituidora das misericórdias em Portugal, a Rainha D. Leonor.
No antigo Colégio Jesuíta estão hoje instalados os actuais Paços do Concelho.
No antigo Solar dos Condes de Vinhó, encontra-se o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta onde se pode ver as pinturas pré-modernistas deste pintor gouveense.
Ao lado do anterior museu mencionado, repare na janela manuelina da Casa da Torre, antiga residência dos Távoras, Marqueses de Gouveia.
Ainda na Praça de S. Pedro fica implantado um imponente edifício setecentista onde funciona a Biblioteca Municipal cujo patrono é Vergílio Ferreira.
Lazer
Para os noctívagos, não se preocupem pois aqui encontrarão quatro bons bares e ainda dois outros salões de jogos onde poderão permanecer até às três da manhã.
Parques Temáticos e Jardins Botânicos
Gouveia tem dois centros hípicos, são eles o Picadeiro da Casa de Gouveia e o Centro Hípico de Gouveia.
Como “Cidade Jardim”, encontra em Gouveia jardins com beleza única, alguns deles com instalações sanitárias.
Possui também um Parque Zoológico onde se encontram espécies autóctones mais representativas da zona.