O bom profissional é aquele que se sente realizado profissionalmente no seu local de trabalho, dado que é um dos elementos mais importantes na produtividade que é, de uma forma simplista, a relação entre o que se produz e os recursos que se utilizam. Por isso, o ambiente que o rodeia é muito importante.
Para melhorar a sua produtividade é necessário criar um clima de boas relações profissionais e, em seguida, analisar todos os recursos que têm intervenção directa na produtividade administrativa, tais como instalações e equipamentos.
Ergonomia
Há estudos que se preocupam com o homem e com os factores ambientais que o rodeiam no trabalho. A estes estudos dá-se o nome de ERGONOMIA, que é a ciência que estuda o homem no ambiente de trabalho, cujos objectivos são:
- Diminuir o stress;
- Diminuir a perigosidade no trabalho;
- Incrementar a prevenção;
- Obter maior eficácia das máquinas e instalações;
- Aumentar a segurança e funcionamento;
- Diminuir os riscos laborais.
A Ergonomia estuda a adaptação da máquina, dos equipamentos e do ambiente dos locais de trabalho, à fisiologia e à psicologia do Homem.
No caso do trabalho administrativo, é importante dispor dos meios convenientes (humanos e materiais) e utilizá-los de modo racional para que os dados que lhe são confiados, ou que ele próprio produz, possam ser classificados, processados (registo e controlo), comunicados e, por fim, arquivados. As informações aqui produzidas têm de ser suficientes em qualidade e em quantidade para que seja possível responder às necessidades da gestão.
A escolha do local para a instalação da área administrativa obedece a princípios fundamentais, tais como, um conjunto de factores ambientais que determinam a existência de boas condições de trabalho. Num artigo seguinte abordamos os principais factores ambientais que podem condicionar as condições laborais no secretariado, como sejam o ruído, iluminação, cor, climatização e arejamento.