A Volkswagen entrou no mercado da energia, algo pioneiro para os construtores automóveis. Está a fazê-lo através de uma sua nova subsidiária – Elli Group.
Numa altura em que a Volkswagen prevê lançar mais de 50 modelos totalmente eléctricos até 2025 e tem como meta fundamental a neutralidade carbónica, é necessário ir além das emissões zero dos automóveis.
A entrada da marca alemã no mercado da energia vem no seguimento do seu compromisso em entender e abraçar a mobilidade sustentável de forma holística, tendo em conta toda a vida de um automóvel, desde a fábrica ao momento em que deixa de ser usado e vai para reciclagem.
Para assegurar um ciclo sustentável ou próximo de carbono zero é necessário que o carregamento das baterias seja através de energia vinda de fontes renováveis, proveniente de geração solar, eólica ou outra.
A Elli arrancou em Janeiro de 2019 com o primeiro produto, Volkswagen Naturstrom, que consiste no fornecimento de energia gerada exclusivamente a partir de fontes renováveis. E não se destina apenas aos clientes da marca, nem tão pouco ao carregamento de veículos eléctricos, mas também a habitações e pequenas empresas.
“Com a Naturstrom, queremos tornar a energia verde um produto disponível e de baixo custo de aquisição, ao mesmo tempo que nos estabelecemos como um parceiro fiável para soluções sustentáveis e inovadoras de energia, quer para habitações, quer para carros eléctricos”, explica Thorsten Nicklass, CEO da Elli.
A Elli irá ser responsável por criar as denominadas Volkswallboxes, que podem ser usadas para os carregamentos domésticos dos automóveis da nova geração de eléctricos da Volkswagen, a família ID.
Nicklass resume as razões para o Grupo Volkswagen se estar a tornar um fornecedor de energia para carros eléctricos.