Até há poucos anos atrás, simplesmente não era possível…Era um grande desafio do setor energético, mas não era possível armazenar energia em grande escala e com um baixo custo.
Donald Sadoway, cientista e professor no Massachusetts, Institute of Technology (MIT) nos EUA, concretizou a ideia e inventou a bateria low cost, tornando assim possível, o poder usar a eletricidade de um parque eólico, num dia sem vento, ou até utilizar à noite a energia produzida por painéis solares.
Sadoway deu uma entrevista ao Dinheiro Vivo, onde explicou que bateria era feita de metais líquidos, estando o metal mais pesado em baixo, o mais leve em cima e a separar, sal fundido. Donald explicou também que o objetivo desta bateria era ser barata, tanto a produzir como a vender, e que estas eram muito “primitivas”, montadas ao ar livre e soldadas.
Pretende-se utilizar os elementos naturais que existam na zona onde se está, por exemplo em Portugal, usar o magnésio e o sódio presente na água do mar, e o chumbo ou antimónio que existe no subsolo.
Há quatro anos que Donald trabalha neste projeto, primeiro no MIT e agora na empresa que criou para vender a bateria, a Ambri, e dinheiro não falta 🙂 Bill Gates foi o primiro a investir neste projeto e a título pessoal.
Até agora foram aplicados 30 milhões de dólares, mas em breve será necessário mais investimento para ter o protótipo em 2014 e começar a produzir em 2016.
Um Comentário