Viagem ao Chile

Uma viagem ao Chile, é pouco para poder conhecer e desfrutar dos maravilhosos locais que esta região nos oferece. Para facilitar e apresentar o maior numero de locais no Chile, dignos de visita,  resolvi dividir este país em diversas regiões.

O deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto.

Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de turistas do mundo inteiro, como fotógrafos, astrónomos, cientistas, motociclistas e apaixonados pela aventura.

altiplano chileno
Chile: o Altiplano

Altiplano

As belas paisagens do Altiplano chileno caracterizam-se por ser uma terra marcada pela presença de salinas, flamingos e outras aves, que surpreendem pela sua beleza e adaptação a altitude.

Parque Nacional Lauca

Quem está de passeio pelo Altiplano deverá prolongar a sua estadia de modo a conhecer o Parque Nacional El Lauca, atravessando o vale de Lluta para observar os geóglifos desta região. A entrada ao Parque Nacional Lauca, santuário da Natureza onde está o Lago Chungará, com suas águas frias e esmeralda que reflectem os picos nevados dos seis vulcões. Destaca-se a variada e particular avifauna do sector.

Geóglifos do Chile

Podem ser encontrados por todo o norte do Chile. São gigantescas expressões da arte pré-histórica, século IX, e adornam as altas encostas dos montes, conhecidos como geóglifos. Normalmente encontrados ao longo das rotas antigas do deserto e representam aves, serpentes, figuras humanas e desenhos geométricos. Segundo os arqueólogos estes geóglifos remontam de um passado misterioso e enigmático, aqueles associados com a expressão artística, sinalização e santuários relacionadas com o culto dos morros e da fertilidade.

Géiseres no Chile

Estes géiseres apenas são possíveis devido ao campo geotérmico causado pela proximidade do vulcão Geysers. Trata-se de vários jactos violentos de fervente vapor de água (86ºC) com uma grande quantidade de minerais que tornam o terreno muito macio. Os jactos conseguem atingir os seis metros de altura. Como se pode ver na Fig. 8, em alguns locais são criados pequenas piscinas naturais, que permite aos turistas tomar banhos termais de água quente.

Patagónia

A região do extremo sul do continente americano compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Tierra del Fuego. Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia, conhecida como “a terra do fim do mundo”.

A parte mais meridional do continente americano é um gigantesco labirinto de canais, ilhas, montanhas, vales, lagos, blocos montanhoso de gelo e vento.

Estradas abertas com pequenas clareiras entre a floresta impenetrável ou a propagação extensiva da paisagem desértica. A Patagónia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Além de leões-marinhos, nessa região existe uma grande concentração de pinguins.

Esta geografia não só é generosa pela natureza selvagem e uma paisagem natural magnífica, também as suas riquezas tornaram-se na principal fonte de riqueza para o país. Petróleo, carvão, metanol, juntamente com a pecuária e a indústria da pesca demonstram ser factor de desenvolvimento local.

Para os visitantes as ofertas são os atractivos naturais, a pesca abundante nos rios e lagos e a possibilidade de aproximarem-se territórios virgens, onde a fauna e a flora tem muito para oferecer.

Santiago do Chile

Santiago do Chile, capital do país, está localizado num vale entre os Andes e a Cordilheira de La Costa. Estas duas cadeias de montanhas são boas referências para orientação na cidade, que é dividida pelo Rio Mapocho.

Santiago conta com destacadas edificações patrimoniais divididas em dois entornos principais, um deles os arredores da Praça de Armas, onde estão o Museu de Santiago, a Casa Colorada, que expõe a história da cidade, o Museu Histórico Nacional, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiano e a Catedral de Santiago, entre outros. O outro entorno é o da Praça da Constituição, onde destaca o Palácio La Moneda, sede do Governo e da Presidência da República, de estilo neoclássico e aberto ao público.

As atrações do Chile são muitas e variam com cada região. A  gastronomia do Chile, é o resultado da influência dos países vizinhos, principalmente do Peru. Os pratos fortes do Chile vem do mar, moluscos e peixes, sendo um paraíso para quem gosta de frutos do mar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *