Portugal em boa posição para cumprir objectivo das renováveis

Portugal em boa posição para cumprir objectivo das renováveis

Metas 2020 energias renovaveisApesar da revisão em baixa do governo em relação ao crescimento das fontes renováveis até 2020, Portugal é o quarto país da União Europeia mais avançado, no cumprimento das metas estabelecidas, acerca do peso das  fontes renováveis no consumo final de energia. Portugal encontra-se numa boa posição face ao objectivo traçado para 2020,tendo-se verificado que em 2009 era apenas superado pela Suécia, Finlândia e Áustria.

Segundo as linhas estratégicas para a revisão dos Planos Nacionais de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e para as Energias Renováveis (PNAER), em 2009 Portugal já tinha cumprido 79% dos objectivos, no que diz respeito ao peso das fontes renováveis no consumo final de energia.

Para atingir a meta traçada para 2020, de 31% da energia consumida ser de origem renovável, faltam apenas 6%, conforme o documento exposto pelo Ministério da Economia e que se encontra em consulta pública. Assim, mantém-se o objectivo traçado pelo anterior Governo liderado por José Sócrates.

As questões energéticas são um dos temas a discutir na Conferência das Nações Unidas sobre o  Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que decorre no Brasil e onde são também tema os Oceanos, alterações climáticas, água, desastres naturais e alimentação.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *