Através dos museus situados em Edimburgo, os turistas terão a oportunidade de conhecer melhor a história, tradições e costumes da cidade que visitam.
Museu Real da Escócia
Museu Real da Escócia, é o antigo nome do Museu Nacional da Escócia e é um dos principais museus do Reino Unido sendo especializado em geologia, arqueologia, história cultural, entre outros.
Está situado na Old Town e a sua construção começou em 1861 e foi concluída em fases distintas. A principal parte do edifício foi concebida por Francis Fowke e ficou concluída em 1888, o arquitecto inspirou-se na Renascença de Veneza para o exterior e no The Crystal Palace para o interior.
A maior parte da colecção que está no museu foi transferida do museu da Universidade de Edimburgo.
O museu Nacional da Escócia, foi inaugurado no século XIX e em 1990 foi ampliado quando se construiu uma nova ala, porém a principal ocorrência foi quando este se fundiu com o Museu da Escócia passando a chamar-se então Museu Real da Escócia.
No museu o mais visitado é a figura embalsamada da ovelha Dolly, a colecção pessoal que Elton Jonh doou ao museu, assim como artefactos do antigo Egipto.
Galeria Nacional da Escócia
A Galeria Nacional da Escócia, localiza-se em Edimburgo e contém a maior colecção de arte da Escócia, com obras importantes de Monet, Velazquez, Cézanne, Gauguin, entre outros.
Museu da Guerra Nacional da Escócia
Este museu está localizado no Castelo de Edimburgo e está situado num dos antigos armazéns que foram mandados construir em 1753 para guardar munições e foram desenhados pelo Coronel William. O museu situa-se assim no antigo armazém norte.
O Museu da Guerra Nacional da Escócia, faz parte dos Museus Nacionais da Escócia e antigamente era conhecido como Scottish United Services Museum e antes disso com Scottish Naval and Military Museum. Este museu tem como objectivo dar a conhecer aos visitantes a história militar da Escócia, ou seja, cerca de 400 anos de história incluindo na exposição que se pode observar uniformes, armas, medalhas, entre outros. O museu também tenta explicar aos visitantes o porquê o envolvimento da Escócia em determinadas guerras.
Museu da Infância
O Museu da Infância, situa-se em Edimburgo e abriu portas em 1955, sendo assim o primeiro museu a especializar-se na história da infância. É de certa forma uma maneira de se viajar até ao mundo das crianças e das fantasias do imaginário infantil. Não é destinado apenas às crianças mas também aos adultos.
No museu podemos encontrar toda uma série de brinquedos como: ursos, bonecas, comboios, quebra cabeças, entre outros. Todos os objectos que se encontram no museu vêm de todo o mundo para serem expostos naquele sítio.
O Museu da Infância foi considerado como sendo o museu mais barulhento do mundo. Além da exposição de brinquedos que foi referida anteriormente, o museu acolhe outras exposições temporárias e outros eventos que são seleccionados.