Em Budapeste come-se muito bem, a sua gastronomia é variada e incluem as carnes de caça como, javali, as famosas e imperdíveis sopas, “foie gras “, e salames diversos, tão apetecíveis no pão e nas pizzas.
Uma viagem a Budapeste sem provar o seu “goulash”, não está completa…Este, não é mais do que um ensopado feito com carne, cenoura, batata e paprica, o ingrediente mais famoso da culinária húngara, um pimentãozinho vermelho que dá sabor e cor às iguarias. Principais pratos onde é usada é o gulash (cozido de carne) , nas papricas de frango, na galuska (tipo de nhoque feito com farinha, ovo, água e sal) e a tarhonya (uma massa que leva farinha, ovos e caldo de carne).
Os doces são uma “obra prima” culinária, muito saborosos e agradáveis à vista. Os doces mais consumidos são o strudel de maçã , o famoso Dobus, com sete camadas muito finas de massa, recheadas a chocolate e coberto por caramelo, e a Torta Gerboud, massa com farelo de nozes e camadas de geleia de damasco.
Em Budapeste existe o hábito de servir os seus saborosos doces com café, capuccinos, chocolate quente, ou frescos cocktails de sumos de frutas com gengibre , e majericão no Verão.
Em termos de bebidas, os vinhos de Budapeste de uma forma geral são de boa qualidade. Existem no entanto algumas bebidas muito populares e particulares, como o “Froccs ou Spritzer” compostos por vinho branco e água com gás.