Crédito para instalação de painéis solares

crédito para paineis solaresO Estado português celebrou protocolos para concessão de crédito para painéis solares com oito instituições financeiras, ao abrigo do Programa de Incentivo à Utilização de Energias Renováveis. Os bancos são o BPI, BANIF, CGD, BES/Banco Best, Millennium BCP, Santander Totta, Crédito Agrícola, e Montepio Geral.

O consumidor português pode ter acesso a um crédito pessoal para o fim específico da compra de painéis solares, que pode ir até um máximo de 7 anos, com uma taxa de juro 1.5% acima da Euribor. Poderá ainda optar por uma taxa fixa a acordar com o banco.

Se está interessado em poupar na sua factura energética e tem uma habitação que lhe permite a instalação dos painéis solares térmicos, o crédito é uma boa ideia, pois deste modo apaga por pagar o investimento na produção da sua própria energia com os dividendos que dela vai retirando.

Ainda assim, a escolha entre os bancos aderentes tem que ser bastante ponderada, pois a estrutura dos pacotes de crédito para painéis eléctricos que cada um comercializa não são idênticas.

Existem diferenças que consideramos até de significativas, no custo total do crédito, em resultado dos vários encargos que cada um cobra de modo complementar ao crédito propriamente dito.

Comissões de abertura e comissões periódicas como as cobradas mensalmente por processamento do pagamento do empréstimo são exemplos destas diferenças.

Por outro lado, alguns bancos exigem a realização de seguros de vida e/ou de protecção ao crédito que como é sabido encarecem o crédito embora proporcionem paz de espírito e alguma protecção.

Crédito para painéis solares da CGD

O crédito pessoal para aquisição de painéis solares da Caixa Geral de Depósitos permite a aquisição de tecnologias amigas do ambiente que reduzem o consumo de energia, financia despesas com aquisição e instalação de colectores solares térmicoscolectores solares fotovoltaicos, eólicos ou outros, e equipamento de apoio ou ligação a equipamento existente.

Crédito Energias Renováveis da CGD apresenta as seguintes vantagens:

  • Um prazo de até dez anos com prestações mensais
  • Taxas de juro a partir de 3.1% TAEG
  • Ausência de cobrança de qualquer comissão de estudo
  • Redução para metade da Comissão de Contratação
  • Prazo: 12 a 120 meses.
  • Montante: A totalidade do montante do orçamento, com limite de 30 mil euros, dividido da seguinte forma: 25 mil euros para equipamento fotovoltaico e 5 mil euros para o equipamento térmico.

Pode ainda beneficiar de reduções na taxa de juro, dependendo da garantia apresentada e do número de produtos bancários que possua na CGD.

Quanto a Seguros, para a protecção dos clientes, a CGD disponibiliza um pacote de Seguros, que inclui os seguintes produtos:

  • Seguro de Vida  que garante o pagamento do empréstimo em caso de falecimento ou de IAD (invalidez absoluta e definitiva) da pessoa segura, por acidente ou por doença.
  • Seguro de Protecção ao Crédito que embora não obrigatório, garante o pagamento das prestações em situação de baixa médica ou desemprego involuntário.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *