Atrações do Chile

Rua Montealegre em Valparaíso

O Chile é um país muito vasto, com inúmeros locais de belezas distintas, dignos de visita e apreciação. Como tal as atrações do Chile são muito distintas e diversificadas, satisfazendo quem gosta de ouvir o silencio, ou observar a magnitude,e paz de uma paisagem, e também quem gosta de fazer para-pente ou surf.

Valparaíso no Chile
Rua Montealegre em Valparaíso

Dakar

“O espírito do Dakar é a alquimia de várias paixões. Além de ser um evento imperdível e fora das regras do mundo do automobilismo, é uma experiência humana única. A história do rali, o sucesso de uns e a miséria de outros, lembrar a todos que o Dakar é, acima de tudo uma questão de sentimentos e emoções. É a nesta dimensão que os concorrentes dão mais importância – o espírito de entre ajuda.” (1)

Mais do que apenas uma corrida de velocidade, o Dakar solicita as capacidades de navegação fora de pista e qualidades de regularidade. Numa corrida de rali, a resistência predominante: onde a mais pequena falha pode custar caro. Esta mistura de rigor físico e desempenho técnico seduz quase trinta anos campeões provenientes de diferentes horizontes.

Actividades

As actividades que mais se destacam nesta região norte do Chile são as praias, o surf, o land sailing, parapente e a arqueologia.

Géiseres

Os Géiseres,são jactos, alguns violentos, de fervente vapor de água (86ºC) com uma grande quantidade de minerais que tornam o terreno muito macio. Os jactos conseguem atingir os seis metros de altura. Em alguns locais são criados pequenas piscinas naturais, que permite aos turistas tomar banhos termais de água quente.

Geóglifos

Podem ser encontrados por todo o norte do Chile. São gigantescas expressões da arte pré-histórica, século IX, e adornam as altas encostas dos montes, conhecidos como geóglifos. Normalmente encontrados ao longo das rotas antigas do deserto e representam aves, serpentes, figuras humanas e desenhos geométricos. Segundo os arqueólogos estes geóglifos remontam de um passado misterioso e enigmático, aqueles associados com a expressão artística, sinalização e santuários relacionadas com o culto dos morros e da fertilidade.

Parque Nacional Lauca

A entrada ao Parque Nacional Lauca, santuário da Natureza onde está o Lago Chungará, com suas águas frias e esmeralda que reflectem os picos nevados dos seis vulcões. Destaca-se a variada e particular avifauna do sector.

Valparaíso

É a segunda maior cidade do Chile. A sua área histórica foi declarada como património cultural da humanidade pela UNESCO, pois oferece uma arquitectura colonial charmosa, muitos restaurantes de frutos do mar, mercados e lojas apesar das muitas outras áreas estarem deterioradas.

Na cidade, a principal atracção passa pela rota dos elevadores onde originalmente existiam 27. Actualmente, ainda é possível viajar por estas rotas, dos quais 14 funiculares e um elevador (com subida perpendicular) são únicos no mundo, motivo pelo qual foram declarados Monumentos Nacionais. Três deles estão no sector patrimonial com saída para belas ruas e com uma vista panorâmica excepcional da baía portenha.

Rota dos Vinhos

As cidades nesta parte do país, vivem principalmente da agricultura e, especialmente, para as vinhas com o intuito de preservar as tradições que dão identidade ao povo, um estilo de vida ligado à terra e à natureza. Terra onde o artesanato surpreende pela sua simplicidade, beleza e são parte do quotidiano do típico agricultor amigável, protagonista do trabalho e desenvolvimento nos vales do Chile Central.

Para os apaixonados por este tipo de turismo, enoturistas, é possível conhecer e toda a região vinhateira, através do “Comboio do Vinho”.

“Esta viagem visa promover o turismo integrado através de um produto de interesse especial que combina a qualidade do uso do vinho, recuperação de activos e riqueza da identidade e da cultura desta zona.”

O circuito é composto por 42 km, andando entre a cidade de San Fernando e Santa Cruz, parando em vinhedos e antigas estações ferroviárias remodeladas.

Actividades

Para quem procura a capital chilena e arredores, a melhor maneira de aproveitar o tempo passa pelas compras, esquiar, heliski, snowpark e/ou praias e surf.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *