A Ucrânia é um país do leste da Europa com um passado bastante conturbado a nível político, como são exemplo as guerras na Crimeia, e também o facto de ter sido palco de um desastre nuclear. Talvez por estes motivos, a Ucrânia nunca foi um destino de férias por excelência.
Actualmente a Ucrânia tem feito um grande esforço no sentido de atrair o turismo, promovendo a sua enorme diversidade cultural, proveniente de uma longa história, com a passagem de inúmeros povos ao longo dos séculos.
A passagem de tantos e tão diversificados povos pela Ucrânia, é notória, quer através da riqueza do seu artesanato, da sua diversidade de gastronomia ou da sua tradição religiosa que criou originais monumentos.
Aproveitando a dimensão do país, a Ucrânia, está a promover o que na actualidade muito se procura, o turismo verde, na região dos Cárpatos, que permite desfrutar em pleno da natureza, principalmente durante o tempo quente e tirar partido das várias estâncias de esqui, durante os meses mais frios. Os Cárpatos são mesmo um destino de férias por excelência. As actividades a realizar nos Cárpatos são muitas, desde cicloturismo ao contacto com a Natureza e a água dos rios que atravessam esta região da Ucrânia. O centro geográfico da Europa situa-se precisamente aqui, nos Cárpatos ucranianos.
A Ucrânia é um país pertencente à Europa Oriental e faz fronteira, a norte com a Bielorrússia, a norte e a leste com a Rússia, a sul com o Mar de Azove e o Mar Negro e a oeste com a Roménia, a Moldávia, a Hungria, a Eslováquia e a Polónia. A sua capital, Kiev, é a maior do país em termos de população.
A paisagem ucraniana é formada principalmente por planícies férteis, ou estepes, e planaltos, atravessados por rios que correm na direcção sul e desaguam no Mar Negro e no Mar de Azove. A sudoeste, o delta do Danúbio faz fronteira com a Roménia. As regiões montanhosas situam-se a oeste, a cordilheira dos Cárpatos, que tem o seu ponto mais alto de 2.061 metros e a sudeste da península da Crimeia, a Cordilheira da Crimeia.
A língua oficial é o Ucraniano possuindo outros idiomas também falados como o russo e o tártaro.
Há muito que visitar na Ucrânia, o difícil é escolher. O Vale dos Narcisos é um lugar de rara beleza na Ucrânia, situa-se perto da cidade de Khust e é único entre os ex-países da União Soviética. Em Kolomya com o seu museu único no mundo, poderá visitar o Museu do Ovos de Páscoa. Mukachevo merece uma visita, nem que seja apenas pelo seu famoso castelo medieval.
Para os aficionados das águas termais a Ucrânia também tem resposta nas cerca de oitocentas nascentes de água mineral dos Cárpatos. Outros locais a visitar com obrigatoriedade são com certeza as igrejas de madeira dos Cárpatos, onde estão bem patentes as tradições da Ucrânia, que também se observam em localidade como a cinematográfica Kryvorivnya, Yaremche que é o destino mais badalado dos Cárpatos e a mística Maniava.
Continuando em busca de lugares bonitos e cheios de tradição, Kosiv merece uma visita por ser o coração do artesanato hutsu, a cidade velha de Kamianets-Podilskyi por ter sido considerada património cultural da Humanidade, ou a aldeia de Vorokhta que já recebeu competições internacionais de saltos de esqui.
Se aprecia miradouros donde pode apreciar a beleza das paisagens, vá à vila em “lugar muito alto” de Verkhovyna, cujo nome significa isso mesmo.
Em suma, a Ucrânia é cheia de motivos de atracção, e poderá terminar a viagem pela linda cidade de Chernivtsi ficando assim a conhecer a região da Bucovina, de que Chernivtsi é o coração.