Saint-Tropez fica localizado na famosa região de “Provence-Alpes-Côte d’ Azur”em França, que antigamente era composta por uma despretensiosa vila de pescadores. Atualmente Saint-Tropez é um dos principais destinos de férias de grandes celebridades mundiais.
A transformação da cidade, de vila piscatória para atração turística, deu-se quando a actriz Brigitte Bardot, na década de 60, se mudou para Saint-Tropez, arrastando assim um enorme número de fãs do seu caprichoso estilo de vida.
Segundo a lenda, o nome da cidade Saint-Tropez, é atribuído ao mártir,Caius Silvius Torpetius ou Torpès. Oficial romano, convertido ao cristianismo por San Pablo, que professou a sua nova Fé durante uma festa organizada pelo imperador Nero. Tal acto fez com que Nero o condenasse à decapitação, pondo posteriormente o seu corpo e cabeça num barco juntamente com um cão e um galo para que estes comessem os seus restos mortais.
O barco foi lançado no rio Arno a 17 de Maio de 68 dC, e atingiu a costa de Saint-Tropez com o corpo do mártir intacto.
Sain-Tropez tem cerca de 5 milhões de visitantes anuais. É considerado por muitos, como um paraíso na terra, e ao contrário do que se pensa não existem praias no centro da cidade. As melhores praias situam-se na Baía de Ramatuelle, e são fantásticas praias de areia branca, fina e maravilhosas águas quentes do Mediterrâneo.
Saint-Tropez é bastante mais pequeno do muitas pessoas pensam, podendo o centro da cidade ser visitado em poucas horas. Ainda assim, Saint-Tropez oferece inúmeros monumentos museus, e locais de diversão dignos de visita.
Comer em Saint-Tropez não é barato, mas consegue encontrar em alguns locais junto à marina, menus do dia que não ultrapassam os 15€. A sua gastronomia, baseia-se em deliciosas saladas e pratos de peixes, aliás uma das boas apostas são os frutos do mar.
A melhor altura para visitar e desfrutar em pleno de Saint-Tropez e suas atrações, é nos meses de Maio, Junho e Setembro, pois ainda não está sobre-lotado e já apresenta as maravilhosas águas tépidas do mar mediterrâneo assim como uma atmosfera ambiente muito agradável. Mas claro que se gosta de multidões, “paparazzos”, e celebridades, deve escolher visitar Saint-Tropez no final do mês de Julho e durante Agosto.