Roterdão é a segunda maior cidade dos Países Baixos, Holanda Meridional. Conhecido como sendo o primeiro grande porto do mundo e actualmente o maior porto marítimo, situando-se entre as margens do rio Nieuwe Mass.
O Porto de Roterdão existe desde o século XIV, contudo desenvolveu-se extraordinariamente a partir do século XIX, quando foi aberta uma conexão com o mar do Norte, estabelecendo um importante canal de comunicação com a pujante e potente indústria alemã. No Porto de Roterdão, o comércio de mercadorias é intenso, por isso é o local escolhido para as principais representações de companhias de navegação.
Actualmente Roterdão, é um grande centro industrial, comercial, financeiro e cultural. É a cidade que viu nascer Erasmo de Roterdão, teólogo e humanista neerlandês, que marcou o renascimento em todo o mundo.Inicialmente Roterdão era uma aldeia de pescadores erguida junto ao rio Rotte, que lhe dá o nome. No entanto ao longo do tempo, principalmente no séc. XIX, deu-se uma grande expansão de Roterdão até ao mar e construíram-se docas e refinarias ao longo do canal.
Em 1940 o seu centro foi totalmente arrasado com os ataques alemães aquando a II Guerra Mundial. Ao ser reconstruída após o término da Guerra, os arquitectos tiveram como principais objectivos seguir novos princípios de arquitectura moderna e urbanística, com novas zonas residenciais (Casas Cúbicas), infra-estruturas culturais, museus, e monumentos.
Roterdão em 2001, foi, juntamente com o Porto, designada Capital Europeia da Cultura. A sua Gastronomia baseia-se muito na batata, evitando temperos picantes ou de sabor intenso, e são um povo com algumas regras e hábitos enraizados relativos à sua alimentação.
Roterdão promove uma série de festivais, já mundialmente famosos como o Carnaval de Verão em Roterdão, ou a maratona anual. Atraindo assim um turismo à procura de animação e alegria.