O OLAP- On-Line Analytical Processing encontra-se disponível para muitos sistemas de bases de dados e inclui actividades de aquisição e análise de dados e informação, mas também a sua apresentação ao utilizador da forma mais intuitiva e compreensiva possível.
A aplicação OLAP é capaz de gerar queries ou consultas, pedidos de relatórios e executar análises estatísticas variadas.
Para facilitar estas operações é necessário trabalhar com a data warehouse e um conjunto de ferramentas com capacidades multidimensionais e visualização.
No sistemas OLAP encontramos o conceito de hipercubo de dados para além de um conjunto de ferramentas de reporting: fáceis de utilizar e bastante flexíveis nas análises que permitem. A visualização multidimensional consiste em agrupar várias variáveis do problema segundo diversas dimensões: como sejam o tempo, local, produto, cliente, etc.
É disponibilizada a visualização dos chamados slices (cortes) e vistas, vendo o hipercubo segundo a perspectiva desejada.
Fazem parte do domínio muito próprio deste sistema, as acções de Colapsar, fazer Roll-up (consolidar ou agregar em dados mais gerais), fazer drill-down (separar em nódulos mais específicos), bem como ranking, filtering, dicing.