Bolonha tem uma incrível herança no que diz respeito aos museus. Cerca de cinquenta museus ao todo dedicados a temas que vão da arte à história passando pela ciência e pela tecnologia.
Pinacoteca Nazionale
A Pinacoteca Nazionale é a galeria de pintura nacional com obras de 1200 a 1800 e possuindo peças de Giotto, Rafael, Ticiano, Tintoretto, Carracci e Guido Reni.
Galleria d’Arte Moderna
A Galeria de Arte Moderna apresenta obras do período após a Segunda Guerra Mundial e abriga exposições temporárias dedicadas a várias formas de expressão artística. Há também uma reserva de espaço para experiências de artistas contemporâneos.
Museu Morandi
O Morandi Museum é totalmente dedicada ao pintor Giorgio Morandi, e contém uma colecção de 250 obras entre pinturas, aguarelas, desenhos e gravuras.
Museu Arqueológico de Bolonha
O Museo Civico Archeologico traça o desenvolvimento da cidade desde os tempos pré-históricos passando pelos etruscos até a época romana. O museu tem também uma das mais extensas secções do Egipto.
Museu da Idade Média
O Museo Civico Medioevale permanece desde a Idade Média e do Renascimento em Bolonha, incluindo manuscritos iluminados, marfins, armas e esculturas. A estátua de cobre de Bonifácio VIII é muito interessante.
Comunali Collezioni d’Arte
O museu está localizado no Palazzo d’Accursio, agora chamado de Palazzo Comunale. É um museu mobilado, salas do antigo edifício contêm mobília, obras de arte e decoração dos séculos XIVa XIX.
Museu das Comunicações
O Museo della Comunicazione dispõe de oito centenas de peças que contam a história da rádio, vitrolas, cinema e televisão. Há também uma colecção histórica de computadores e secções inteiras dedicadas a Guglielmo Marconi e aos irmãos Ducati.
Museu Ducati
Uma extensa exposição conta a história da Ducati da década de 1940. Para a apresentar, inclui motas antigas, painéis e acessórios.
Museos Palazzo Poggi
O edifício dos museus remonta ao final do século XV, quando foi adquirido pela família Poggi, que o transformou e expandiu. Os interiores foram decorados com murais poderosos. O edifício tornou-se o lar do Istituto delle Scienze no século XVIII, com a finalidade de abrigar todos os conhecimentos científicos do tempo num espaço, contém laboratórios, galerias e até mesmo um observatório astronómico.
Actualmente, o edifício é um dos museus mais interessantes em Bolonha, que traça a história da ciência 1500-1800. Além das várias salas que fazem deste edifício um dos mais encantadores complexos privados decorativos na Itália.
Museo della Specola
O museu está instalado nas salas que já foram dedicadas ao observatório astronómico. O desenvolvimento da pesquisa astronómica, 1700-1800, pode ser experimentado através da vasta colecção de astrolábios, telescópios, globos e mapas estelares.
Museo delle Navi e delle Antiche Carte Geografiche
Dispõe de uma colecção completa, iniciada no século XVIII, contendo globos, mapas, volumes antigos, armas, e modelos de madeira dos navios dos séculos XVII e XVIII.
Museus da Universidade
Estes museus giram em torno de antropologia, zoologia, anatomia, paleontologia, geologia, física, mineralogia, e botânica. Contam ainda com um dos mais antigos jardins botânicos da Europa.