Monumentos de Bolonha

Quem leu Anjos e Demónios de Dan Brown sabe que em Roma, igrejas não faltam. Pois o mesmo se verifica em Bolonha. São inúmeras as igrejas e outros tantos monumentos religiosos. Difícil mesmo é escolher a  mais bonita.

Basílica de San Petronio
Basílica de São Petrónio

Basílica de San Petronio

A Basílica de San Petronio é dedicada ao padroeiro da cidade, é a mais importante e maior igreja em Bolonha. A construção foi iniciada em 1390 e continuou até aos anos 1600, quando o telhado foi concluído. A fachada permaneceu inacabada. O portal contém as principais histórias do Velho e do Novo Testamento, esculpidas por Jacopo della Quercia, entre 1425 e 1438. O solene e majestoso interior está dividido em três naves suportadas por dez colunas.

Vinte e duas capelas abertas fora das naves laterais. Uma contém um órgão que ainda funciona, construído por volta de 1470: o mais antigo do mundo ainda em uso.

Catedral de San Pietro

San Pietro é a catedral da cidade. As suas origens remontam ao século XX, mas foi reconstruída após um terrível incêndio em 1141. No entanto, o românico-gótico layout original sofreu uma profunda transformação nos séculos XVII e XVIII, que lhe deu o barroco, a aparência actual.

O interior da Catedral de San Pietro é o lar de uma série de trabalhos artísticos interessantes, incluindo o Annuciazione por Lodovico Carracci (1619) sobre o altar-mor da reitoria e abside. O Tesouro da Catedral, também merece uma visita, uma extensa colecção de mobiliário e objectos religiosos de grande valor artístico, do século XV a século XX.

Piazza Santo Stefano

A Piazza S. Stefano é o velho coração de Bolonha. Esta encantadora praça triangular contém o local mais sagrado de Bolonha, o complexo Sette Chiese. As igrejas, que são quatro, remontam aos séculos X a XIII formando uma reconstrução simbólica da Paixão de Cristo. A igreja de Crocifisso contém uma cripta de 1019 e preciosas obras de arte, a Igreja do Calvário é uma reprodução do túmulo de Cristo e contém os restos de San Petronio, o santo padroeiro de Bolonha, a igreja de Santi Vitale e Agricola é a mais velha, maravilhosa na sua simplicidade nua, e detém os sarcófagos de dois mártires Bolonheses, bem como os restos de construções anteriores Bizantino. O quiosque românico, com duas galerias, uma das criações mais soberbas românica em Emília – Romagna.

Igreja de São Francisco

A igreja de San Francisco foi construída no século XIII, é constitui o primeiro exemplo do gótico inspirado em estilo francês, na Itália. A característica mais marcante do exterior da Igreja de São Francisco é o abside, com os seus arcos e as duas famosas torres góticas. Três tumbas monumentais do século XIII à beira da abside e o retábulo de mármore destacam-se no interior. As paredes contêm vários túmulos, incluindo o do Papa Alexandre V.

Igreja de San Domenico

A igreja de San Domenico, construída em cima da morte do santo em 1221, tem vista para uma das praças mais bonitas de Bolonha. Se o exterior parece simples, o interior é o oposto – cheio de magníficas obras de arte, incluindo pinturas de Guercino, Cambiaso Luca, Lodovico Carracci e Pisano Giunta.

A visão principal da igreja é sem dúvida a Capela de S. Domenico: contém um arco de mármore com os restos mortais do santo. Este arco é considerado uma das mais importantes esculturas da arte italiana, esculpidas por artistas famosos como Nicolò Pisano e Michelangelo. O coro da madeira, através da Fra’Damiano Bergamo (1528-1551) também não é para passar despercebido, os seus contemporâneos chamavam-lhe a oitava maravilha do mundo.

Santa Maria dei Servi

Esta belíssima igreja em estilo gótico, construída entre 1386 e 1437, é precedida por um pórtico quadrado arejado. O inspirado interior gótico é dividido em três divisões. Numerosas obras de arte podem ser vistas em Santa Maria dei Servi, incluindo a Madonna no Trono de Cimabue (século XIII) e o retábulo de mármore no altar principal (1558-1561).

San Giacomo Maggiore

No coração da zona da universidade fica a igreja de San Giacomo Maggiore construída entre 1267 e 1315 pelos monges eremitas de S. Agostinho e reconstruída no final do século 15. A única divisão interior contém muitas obras de arte notáveis. O mais admirado trabalho é o Bentivoglio Cappella, uma das criações mais importantes do início do Renascimento à bolonhesa.

Caminhando ao longo do pórtico encontra-se à entrada do Oratorio di Santa Cecilia, uma antiga igreja que abriga a imagem mais importante do ciclo do Renascimento Bolonhês, criado pelos melhores mestres no início do século XVI.

San Michele em Bosco

O impressionante complexo arquitectónico de San Michele em Bosco encontra-se num dos locais mais turísticos de Bolonha. Dispõe de uma vista maravilhosa da cidade,  das planícies e da praça em frente à igreja. A igreja foi construída na Idade Média, mas foi reconstruído na sua forma actual nos séculos XV e XVI pelos monges Olivetanos.

A fachada renascentista é decorada com um portal de mármore por Baldassare Peruzzi (1522). O interior é formado por dois pisos e decorado com valiosas pinturas e esculturas dos séculos XVI e XVII. Uma das partes mais encantadora da igreja de San Michele é o claustro octogonal, de finais do século XVI, decorado com pinturas famosas da escola Carracci.

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *