Gastronomia de São Francisco

De acordo com informações do Convention Center and Visitors Bureau divulgadas em 2008, a cidade de San Francisco tem aproximadamente 4.400 restaurantes. Assim como em São Paulo, Nova York e outras grandes metrópoles, em São Francisco a diversidade de pratos e cozinhas é grande, não sendo por isso difícil, encontrar um restaurante que agrade.

São Francisco visto do Carnelian Room
Vista através do Carnelian Room

A população de São Francisco é heterogénea, constituída por  30% da população de origem asiática e 14% hispânica, a cidade abriga grandes chefes chineses (Chinatown) e japoneses (Japantown), indianos, tailandeses, coreanos e mexicanos. Também tem excelentes restaurantes italianos (Little Italy, em North Beach) e franceses. Carnes, peixes, aves e legumes são encontrados nas receitas mais atractivas, só que custam caro. A comida não é barata nos EUA, principalmente a boa cozinha. No entanto, os pratos individuais são grandes e servem bem duas pessoas.

Para os gourmets mais curiosos, podem comprar a publicação Zagat Survey, que todos os anos catalogam os melhores restaurantes de São Francisco e da Bay Area por preço, área e tipo de comida. Também traz dicas de casas nocturnas para solteiros e casados.

Mesmo com toda essa opção de bons pratos, ainda há quem prefira fast food. São Francisco também tem sanduicherias, onde se encontram bons hambúrgueres e tradicionais pratos mexicanos.

Quem nunca experimentou ou que pelo contrário adora cheesecake, deve aproveitar a visita para provar as tortas de queijo da CheeseCake Factory, que são servidas em grandes fatias, misturadas com vários sabores de frutas, chocolates e nozes. A casa fica no coração da Union Square.

Os vinhos californianos são conhecidos em todo o mundo. As vinícolas de Mendoncino, Sonoma, Napa (norte de São Francisco) e Central Coast (Santa Cruz, Monterey, Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara) são visitadas até mesmo pelos enólogos mais exigentes. As regiões produzem bons vinhos com a mistura de várias uvas. A zinfandel, nativa da Califórnia, é usada na produção de vinhos brancos e tintos. Eles vão dos suaves e frutados aos encorpados. A uva chardonnay que cresce na Califórnia também é bem cotada entre os apreciadores de vinho branco. As bebidas alcoólicas em geral podem ser adquiridas nas vinícolas, nos supermercados e nas liquor stores.

No número 2.765 da Hyde Street, próximo à Ghirardelli Square, outra bebida faz sucesso entre os que moram e os que visitam San Francisco é o Irish Coffee. Mistura de café quente, uísque irlandês, açúcar e creme, a bebida deu fama internacional ao bar The Buena Vista. Mesmo durante o dia, os balcões ficam cheios, mas a bebida vale bem a pena a espera. A casa mantém a receita criada em 1952. Também serve pratos variados, sanduíches, saladas, batata frita e outros petiscos. Em frente ao The Buena Vista fica um ponto de parada do cable car.

Na 555 California Street, próximo a Chinatown, o Bank of America Building tem no último andar um bar com uma das melhores vistas da cidade -o Carnelian Room. Inaugurado em 1969, o prédio tem 232 metros de altura e foi, até 1998, a sede mundial do Bank of America. De lá, dá para ver a Golden Gate e a Bay Bridge, a prisão de Alcatraz e outros pontos turísticos. Vale a pena visitar no final da tarde ou à noite. A comida não é nada especial e os preços não são populares, mas há bebidas variadas. Durante os dias úteis, a maioria dos bares e restaurantes fecha às 21h na Califórnia. Em San Francisco, alguns mantêm o serviço até as 22h, mas o turista esfomeado não deve arriscar. Pode parecer estranho para um europeu acostumado a sair de casa às 21h, mas é o hábito local. Normalmente, os californianos saem para jantar em plena luz do dia.

Nos fins-de-semana, os restaurantes estão abertos até às 23h. Quem perde a hora tem de recorrer aos serviços 24 horas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *