A imagem dá conta relação entre a estrutura de decisão e os vários níveis de gestão, relacionando-os também com as características da Informação que os decisores necessitam em cada um dos níveis de gestão.
Decisões estruturadas
Assim sendo, as decisões estruturadas estão associadas a situações nas quais se pode especificar previamente os procedimentos a seguir, e são típicas de níveis de gestão operacional. Decidir a realização de um inventário, disponibilizar crédito aos clientes e avançar com ofertas especiais na aquisição de produtos ou serviços, são e exemplos de decisões neste âmbito.
Decisões não estruturadas
Situações nas quais não é possível especificar previamente a maior parte das decisões caracterizam o domínio das decisões não estruturadas. Típicas da gestão de topo, entre outras podem ser o caso da tomada de decisão quanto à entrada ou saída de determinados mercados, a aprovação de orçamentos, ou a definição de objectivos a longo-prazo.
Decisões semi-estruturadas
Como em muitas actividades e aspectos da vida real nem tudo é branco ou preto, existem alguns procedimentos de decisão que podem ser especificados previamente, sem contudo bastarem para determinar a decisão definitiva. Nesse caso, as decisões dizem-se semi-estruturadas. Típicas do nível de gestão intermédio ou táctico, podem ser os casos de conceber um plano de marketing, ou empreender a concepção de um novo website institucional.