Energia Solar fotovoltaica e térmica

Energia Solar fotovoltaica e térmica

Pode-se afirmar que o Sol é o Santo Graal da vida, visto que é a principal fonte de vida no planeta terra. Para além disso a energia solar é uma fonte poderosa, podendo-se aproveitar a sua energia para utilidades humanas. Todos os aspectos da nossa vida do dia-a-dia envolvem a utilização da energia: o transporte, a produção de alimentos e o abastecimento de água (bombeamento), bem como o aquecimento das nossas casas e escritórios.

Importa referir que os combustíveis mais utilizados são os fósseis, não obstante, estes para além de serem finitos, ajudam a danificar/poluir o nosso habita. Por esta razão, as energias renováveis detêm, cada vez mais, uma atenção por parte dos construtores e cidadãos.

Dimensão da Energia Solar

A energia solar absorvida pela terra, num ano, é superior a 20 vezes a energia armazenada em todas as reservas de combustíveis fósseis.

Esta energia para além das opções que se pode dar, como por exemplo, secagem de produtos, aquecer água ou aquecer edifícios, conhecido como energia térmica solar, pode-se utilizá-la para produzir electricidade (electricidade solar ou energia foto voltaica).

Apesar dos processos terem diferentes tecnologias e aplicações, no que diz respeito à obtenção de calor, esta pode ser através de colectores térmicos e electricidade por meio de células fotovoltaicas.

Energia Fotovoltaica

Entende-se por energia fotovoltaica a energia solar que é gerada por células fotoeléctricas, capazes de transformar a luz num potencial eléctrico sem padecer de um efeito térmico. Estudos revelam que se aproveita a energia do Sol entre 9 e 14 por cento.

A energia solar fotovoltaica é uma boa solução para o problema da electrificação rural, mormente pelas suas vantagens em detrimento das outras alternativas. Isto porque, trata-se de um tipo de energia que não contamina nem produz ruídos, não precisa de combustível nem de manutenção e, apesar de ter menor rendimento, os sistemas solares funcionam também nos dias nublados pois captam a luz filtrada através das nuvens.

Energia Térmica

Quanto à energia térmica, esta adquire-se a partir de colectores solares ou placas solares térmicas, que transformam em calor a matéria-prima recebida entre 40% a 60%.

Relativamente ao colector solar, este é composto por tubulações ou superfícies de cobre unidas entre si, por canais paralelos de menor diâmetro. Estes últimos transmitem o calor para o tubo, onde circula um fluido que o transporta (normalmente água com anticongelante). Para atingir maior rendimento, tal sistema é apoiado sobre uma lâmina de cobre escurecida que absorve a energia.

Este conjunto todo é introduzido numa caixa – com um cristal na face superior e um isolamento na face inferior – de modo a que a perda de energia para o exterior seja menor. Estima-se que um sistema de 4m2 de placa solar e um boiler (200 l) da energia gerada é suficiente para cobrir o consumo de água quente para uma família de 4 pessoas.

Factor económico do aproveitamento da energia solar

O principal problema quanto ao aproveitamento da matéria-prima irradiada pelo Sol é, efectivamente, o factor económico.

Apesar do custo que um sistema convencional de gás ou electricidade, para aquecer a água, inicialmente ser baixo; estes sistemas, dado à energia que consomem, serão, cada vez mais, dispendiosos. Contudo, deve-se ter em consideração que, enquanto a conta do gás ou da energia é paga periodicamente, o abastecimento solar é gratuito. Neste caso, estima-se que a recuperação do investimento começa após o terceiro ano de utilização. Só posteriormente, é que se amortiza o investimento por completo, mantendo apenas uma despesa mínima com manutenção e com energia auxiliar em locais onde o clima e o inverno são mais frios.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *