Amsterdão é uma cidade jovem e muito bem planeada em termos arquitectónicos. Podemos encontrar edifícios de arquitectura moderna e contemporânea que partilham o espaço com cerca de sete mil monumentos e edifícios históricos, o que torna esta cidade holandesa fascinante para os amantes da Arquitectura.
O Palácio Real, a Casa de Rembrandt e a Igreja Oude Kerk são alguns dos monumentos históricos que poderá encontrar pelas ruas de Amsterdão.
Palácio Real – Het Koninklijk Paleis
Por decisão do parlamento a Rainha Beatriz da Holanda tem ao seu dispor três palácios sendo o Palácio Real, situado na Praça Dam no centro de Amsterdão o mais imponente e significativo deles. Este edifício cuja construção remonta a 1648 foi originalmente pensado como Câmara Municipal, tendo sido atribuído à realeza no início do século XIX.
Actualmente o Palácio Real é sobretudo utilizado para visitas oficiais e outras recepções estando aberto ao público para visitas.
A Casa de Rembrandt – Rembrandthuis
Situada no Bairro Judeu, a Casa de Rembrandt é bem servida de transportes públicos. Rembrandthuis é o retrato da vida do artista no âmbito familiar artístico e de formação de alunos. Com exibição de pinturas e desenhos esta casa está aberta ao público para visitas, todos os dias do ano com excepção de 1 de Janeiro entre as 10h e as 17h.
Igreja De Oude Kerk
A igreja De Oude Kerk data de 1250 e é o monumento mais antigo de Amsterdão, onde se podem apreciar cinco séculos de história arquitectónica. O órgão Valter-Müller de 1724, os vitrais de Crabeth, os mausoléus de heróis do mar (como Jacob van Heemskerck) e as 2500 sepulturas do solo (entre elas a de Saskia, primeira esposa de Rembrandt) são alguns dos pontos de interesse da igreja. O telhado coberto a madeira de Oude Kerk tem 22m e é o maior e mais antigo de toda a Europa.
Praça Dam
A Praça Dam está no centro e é o coração de Amsterdão. Não sendo uma das atracções mais bonitas da cidade, é em termos históricos fascinante tendo servido por exemplo como zona de recepção a Napoleão e às suas tropas no ano de 1808, na reconquista da cidade.
Tendo como principal monumento o Palácio Real, esta praça está hoje permanentemente repleta de turistas.
Red Light District
Próximo da Estação Central e nas redondezas da parte mais histórica da cidade de Amsterdão encontramos entretenimento adulto de nível muito sofisticado.
Bandeira da cidade, embora nem sempre pelos melhores motivos, este é o lugar mais antigo de Amsterdão que pode e deve ser explorado a pé durante o dia ou durante a noite.
Repleto de bordéis, lojas de sexo e museus, o Red Light District não deixa espaço à imaginação.
Não obstante o ambiente underground o Red Light District é uma zona cheia de charme pelo peculiar posicionamento dos seus mais antigos edifícios.
Os Canais de Amsterdão
A quantidade de canais que atravessa a cidade fez com que Amsterdão ficasse conhecida como a Veneza do norte da Europa.
A possibilidade de um passeio de barco nos canais pode ser tão fascinante durante o dia, permitindo uma perspectiva única da cidade, como encantador e romântico se o fizer à noite, admirando a iluminação das casas e da cidade.
Aos quatro mais importantes canais juntam-se inúmeros outros, passíveis de ser apreciados nos passeios de barcos turísticos.