Corvo procura independência energética através de painéis solares

Corvo procura independência energética através de painéis solares

Corvo painéis solaresO município do Corvo pretende adquirir 200 painéis solares para equipar as 140 casas que totalizam a pequena ilha do Arquipélado dos Açores, de forma a conseguir deste modo a auto-suficiência e independência energética. Segundo o presidente da câmara, trata-se de um projecto que resulta de uma ideia recente e que visa diversificar as fontes de energia da ilha, mais particularmente, minimizar a dependência dos combustíveis fósseis, nomeadamente no Inverno, altura do ano em que a ilha costuma frequentemente ficar isolada devido ao mau tempo.

O objectivo do autarca e contribuir decisivamente para a abolição das botijas de gás butano.

Embora se preveja alguma demora no arranque do projecto, dada a necessidade de estudar cada uma das 140 casas que constituem a ilha e a forma como os painéis serão implementados em cada uma, pretende-se que o projecto arranque já em 2010, embora seja crivel que a fase de instalação se prolongue por dois anos.

Dos 300 mil euros estimados como montante necessário para o investimento, uma grossa fatia advirá do co-financiamento por fundos comunitários, cabendo à câmara uma parte bem menos significativa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *