Corvo procura independência energética através de painéis solares

Corvo painéis solaresO município do Corvo pretende adquirir 200 painéis solares para equipar as 140 casas que totalizam a pequena ilha do Arquipélado dos Açores, de forma a conseguir deste modo a auto-suficiência e independência energética. Segundo o presidente da câmara, trata-se de um projecto que resulta de uma ideia recente e que visa diversificar as fontes de energia da ilha, mais particularmente, minimizar a dependência dos combustíveis fósseis, nomeadamente no Inverno, altura do ano em que a ilha costuma frequentemente ficar isolada devido ao mau tempo.

O objectivo do autarca e contribuir decisivamente para a abolição das botijas de gás butano.

Embora se preveja alguma demora no arranque do projecto, dada a necessidade de estudar cada uma das 140 casas que constituem a ilha e a forma como os painéis serão implementados em cada uma, pretende-se que o projecto arranque já em 2010, embora seja crivel que a fase de instalação se prolongue por dois anos.

Dos 300 mil euros estimados como montante necessário para o investimento, uma grossa fatia advirá do co-financiamento por fundos comunitários, cabendo à câmara uma parte bem menos significativa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *