O Governo assinou um protocolo com 8 bancos, de apoio à compra de painéis solares: Banco BPI, Banco Espírito Santo/Banco Best, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, o Santander Totta, o BANIF, o Crédito Agrícola, e o Montepio.
O consumidor pode ter acesso a um crédito com um prazo máximo de sete anos, e com uma taxa de juro correspondente à Euribor acrescida de 1.5% ou uma taxa fixa a acordar entre o cliente e a instituição de crédito.
No entanto, mesmo entre os bancos aderentes, existem diferenças significativas no custo total do crédito, como resultado dos encargos que cada um cobra a título complementar, como comissões de abertura e comissões periódicas, nomeadamente as cobradas mensalmente por processamento do empréstimo.
A somar existe ainda nalguns casos a necessidade de proceder à realização de seguros de vida e/ou de protecção ao crédito.
A tabela seguinte pretende sumariar a oferta de crédito para painéis solares das várias instituições de crédito.
Tentaremos mantê-los actualizados, mas não deixe de fazer o favor de nos alertar no caso de descortinar alguma incorrecção nos valores apresentados.