São várias as questões que a microgeração levanta aos potenciais aderentes, nomeadamente um grande conjunto que tem a ver com a instalação e funcionamento dos painéis solares comparticipados pelo Governo. Para dar um contributo para a resposta a algumas dessas questões construímos este artigos e alguns outros se poderão juntar a este no futuro.
Que sistemas solares são de confiança? Qual é a garantia dos painéis solares?
Deve comprar equipamentos que estejam certificados, e sejam instalados por profissionais também eles certificados. Os painéis que estão ao abrigo do protocolo celebrado pelo Estado, têm logótipos que os identificam e que apresentamos de seguida.
Quanto à garantia, esta é de 6 anos.
Os painéis dão para qualquer telhado?
Não, nem todas as famílias terão nas suas casas condições físicas para poderem aplicar os painéis solares. Para uma família de quatro elementos necessita de um telhado ou terraço com uma área de pelo menos cinco metros quadrados, e que seja orientado entre sudeste e sudoeste.
Além da área e da orientação, o ângulo de inclinação também não é importante?
De facto. Os painéis solares devem ser instalados com um ângulo de inclinação idêntico à latitude do local. Por exemplo, no Porto, Viana do Castelo e Aveiro é de cerca de 41º e em Lisboa de 38º.
Já tenho caldeira (ou termoacumulador eléctrico), posso tirar partido desse equipamento?
Sim, em princípio. Já tendo instalado um termoacumulador eléctrico ou uma caldeira, deve procurar e escolher um sistema de painéis solares que seja compatível com o equipamento que já possui, e que a ele possa ser ligado directamente.
Os Painéis Solares têm efeito na classe energética da casa?
Sim. Existe a possibilidade de incluir os painéis no cálculo da classe energética da sua casa. Os painéis solares contribuem determinantemente para a atribuição das classes A ou A+.