A EDP revelou que a electricidade distribuída em Portugal no primeiro semestre de 2009 ficou 2.3% aquém do valor homólogo para o ano de 2008. Em Espanha a quebra foi ainda maior, cifrando-se numa descida de 7.5%. Voltando aos valores para o nosso país – uma quebra de 2.3 por cento – a EDP sustenta que o recuo seria ainda maior, no caso 3.1% se o valor fosse ajustado aos efeitos da temperatura e do número de dias úteis.
Ainda segundo a EDP, no Brasil, o cenário de quebra ainda é mais evidente, com a electricidade distribuída a diminuir 20.9 por cento no primeiro semestre do ano face ao período homólogo de 2008.
Outras Conclusões
- Na Península Ibérica o número de clientes da EDP aumentou 0.6% para os 6.73 milhões. Em Espanha aumentou 2.4% e em Portugal 0.4%.
- No Brasil, o número de clientes diminuiu 20.5% para 2.61 milhões.
Em jeito de justificação para estes valores, a eléctrica portuguesa avança que o desempenho em Portugal é suportado por uma menor exposição às indústrias pesadas (indústria automóvel e do aço) e pela menor margem para queda da actividade no sector de construção.