O Palácio de Belém vai ser alimentado pelos 126 painéis solares. A intervenção foi realizada no âmbito das medidas de eficiência energética anunciadas no início do ano, que irão permitir a redução em 40% da factura energética do edifício que é a residência oficial do Chefe de Estado. Os painéis vão fornecer uma potência de génese solar fotovoltaica de cerca de vinte KiloWatts.
O sistema foto voltaico instalado cobre cerca de 15% dos consumos eléctricos da Presidência da República, e poderá ter uma capacidade de produção estimada em 30.152KWp anuais. Outras medidas já foram desenvolvidas no âmbito da melhoria da eficiência energética, nomeadamente o isolamento térmico das coberturas dos edifícios e o isolamento das tubagens dos sistemas de climatização, bem como a substituição dos equipamentos de iluminação interior e exterior por outros bem mais eficientes.
Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado foram substituídos e alterado o seu modo de funcionamento. Foi realizada a conversão dos consumos de gasóleo para gás natural e a afinação das antigas caldeiras a gás natural.