Luz mais cara: Electricidade pode aumentar 6 a 8%

Luz mais cara: Electricidade pode aumentar 6 a 8%

Luz mais cara: Electricidade pode aumentar 6 a 8%Portugal vai enfrentar custos acrescidos até 10 mil milhões com novo pacote de energia e clima da UE
A consultora A.T. Kearney, que elaborou um estudo para o sectror eléctrico, alerta para o facto do sector eléctrico e a indústria nacionais poderem vir a enfrentar custos adicionais que poderão ir até aos 10 mil milhões de euros com o novo pacote Energia e Clima da União Europeia, levando a subidas entre 6 a 8% dos preços da electricidade.

Segundo o estudo Novo pacote Energia e Clima da UE: Custos emergentes do CO2 para o sector eléctrico e para a indústria em Portugal da consultora estratégica A.T. Kearney, o sector eléctrico nacional vai enfrentar custos adicionais de 4,7 a 6,6 mil milhões de euros durante os anos de 2013 a 2020 devido aos ambiciosos objectivos do pacote de energia e clima da União Europeia.

O mesmo estudo sustenta que a indústria portuguesa será confrontada com uma carga de custos adicional de 2,4 a 3,5 mil milhões de euros no mesmo período.

No que toca à electricidade, a consultora refere que o consumidor poderá estar exposto a um aumento de 6 a 8% face ao ano de 2007, enquanto que os bens associados à industria – cimentos, combustíveis, cerâmicas – o consumidor poderá estar exposto a um aumento médio dos preços em 2013 de 3% face ao mesmo ano.

No entanto, Portugal está numa situação privilegiada para cumprir objectivos do novo pacote da UE sobre Energia e Clima 2020 face à importância das energias renováveis na energia eléctrica.

A.T. Kearney

Technorati : ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *