Janelas que transformam energia solar em electricidade

Janelas que transformam energia solar em electricidade

Janelas que transformam energia solar em electricidadeDentro de três anos podem estar no mercado janelas que para além da vista e da iluminação que proporxionam, podem vir a captar a energia do Sol transformando-a em electricidade. Quem deu a conhecer esta versão de janela tipo “painél solar” é uma equipa de engenheiros do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) num estudo publicado na revista Science.

Não serão com certeza tão bonitas como a típica portuguesa que se vê na imagem que ilustra este artigo, mas terão a capacidade de captar a luz ao longo das suas superfícies e concentrá-la nas extremidades. Como resultado, precisam apenas de ter painéis solares nas extremidades de um painel de vidro. A concentração de luz aumenta a electricidade obtida em cada célula fotovoltaica numa razão de 40, segundo Marc A. Baldo, coordenador do estudo e engenheiro de Electrotécnica no MIT.

Segundo os investigadores, os concentradores solares podem reduzir os custos porque conseguem obter mais electricidade por cada célula. O sistema, dizem, é fácil de fabricar e vai reduzir substancialmente o custo de produzir electricidade a partir do Sol. Por isso, a equipa especializada em técnicas ópticas, acredita que pode estar disponível dentro de três anos. A empresa que vai comercializar o novo produto, Covalent Solar, foi criada pelos investigadores e já recebeu dois prémios do MIT.

Technorati : , , , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *