Cidade alemã onde é obrigatório ter painéis solares

Cidade alemã onde é obrigatório ter painéis solaresA partir do primeiro dia de Outubro próximo, quem morar Marburg, na Alemanha, será obrigado a instalar painéis solares nos edifícios novos ou naqueles que vierem a sofrer obras de renovação. A obrigação foi ditada pela edilidade daquela cidade alemã, que já conta com vários opositores à medida que a acusam de tique de “ditadura ambiental”.

Os painéis solares servirão para aquecer água ou para climatização da casa. Quem desejar poderá também instalar sistemas para microgeração de energia.

Com este Código, a cidade está a assumir um papel pioneiro na Alemanha. Os cidadãos da cidade de Marburg têm agora o dever de instalar unidades solares nos telhados das suas casas.

Comunicado da autarquia

Para os incumpridores há uma multa de mil euros.

Segundo os críticos, ouvidos pelo “New York Times”, esta é uma violação aos direitos dos proprietários. O governo regional de Giessen já avisou que vai tentar derrubar a legalidade da medida. “Não temos qualquer problema com a utilização da energia solar”, comentou Manfred Kersten, porta-voz do governo regional, citado pelo jornal norte-americano. “Mas este é um regulamento que foi mal construído”.

As autoridades de Marburg, cidade com 80 mil habitantes, respondem que estão dispostas a defender a medida nas mais altas instâncias.

“Marburg já é líder na utilização da energia solar. Mas até agora, eles sempre tentaram convencer as pessoas, em vez de as forçar”, disse Hermann Uchtmann, político da oposição por detrás das acusações de “ditadura ambiental” e de um movimento de cidadãos, o Marburger Burgerliste.

“É pena que tenham decidido obrigar as pessoas, porque assim estão a criar opositores em vez de amigos da energia solar”, acrescentou.

Franz Kahle, autarca de Marburg, lembra que a medida inclui excepções e sublinhou os problemas energéticos graves, nomeadamente com as casas antigas. “Dantes, as instalações solares eram a excepção e a sua ausência a regra. Queremos chegar ao ponto em que se verifique o contrário”, acrescentou Kahle.

As autoridades defendem que esta medida é necessária para proteger o clima e lembram que tem muito boas hipóteses de ter efeitos rápidos.

Graças aos subsídios federais, a Alemanha é hoje o maior mercado para sistemas fotovoltaicos, que convertem a luz do Sol em electricidade.

fonte

Technorati : ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *