Num estaleiro naval de Faro, no meio de estufas e pomares de citrinos, que está a ser construído desde o Natal passado o protótipo de uma embarcação que vai navegar a energia solar. O projecto é de um casal luso-irlandês que detém a empresa Alvor Boat Trips, e de um construtor de barcos algarvio. Se o projecto se revelar bem sucedido, o barco virá a ser vendido por 140 mil euros + IVA ao casal luso-irlandês – investidores no turismo de barcos de passeio.
O nome da embarcação está por definir, mas Alvor Sol ou Sun Flower (Girassol), respectivamente parecem indicar que a designação em inglês levará a melhor sobre um nome tipicamente português. O barco de 11 metros de comprimento e com uma lotação de 14 pessoas vai defender o meio ambiente, uma vez que não consome qualquer combustível graças unicamente aos 15 painéis solares e a 12 baterias.
A embarcação promete passeios turísticos a cerca de 15 quilómetros/hora (oito nós). De manhã e à tarde, esta embarcação marítimo-turística vai rumar de Alvor a Portimão e a Lagos, passando pelas praias algarvias do Vau, Três Irmãos, Rocha, Meia Praia e D. Ana.
ACTUALIZAÇÃO: Parece que afinal, o barco sempre foi baptizado como “Alvor Flor do Sol”.