Leasing e Renting para comprar carro

comprar carro em leasingCustos fixos com aluguer de veículos e possibilidade de incluir serviços na mensalidade são as principais vantagens das soluções de financiamento para gestão de frotas que dispensam a aquisição de veículos – Renting e Leasing. Ainda não é certo que a crise vá afectar a evolução do negócio.

Financiamento por Leasing

O Leasing é hoje em dia uma das modalidade de financiamento mais usada para quem quer adquirir viaturas, através de uma taxa de juro mais baixa. Esta é uma boa opção para as micro e pequenas empresas que não têm necessidade de frotas automóveis para o desempenho da sua actividade.

Na realidade, o Leasing tem sido a solução de financiamento para gestão de frotas preferida pelas empresas portuguesas que escolhem não adquirir directamente as viaturas. Quando assim acontece, as viaturas são alugadas às locadoras financeiras durante espaços de tempo antecipadamente contratualizados, podendo a empresa que contrata o serviço no fim do contrato transaccionar a compra da viatura.

No decurso so contrato de Leasing, a empresa mensalmente paga à locadora, o valor acordado pelo aluguer da viatura, conseguindo assim uma menor variabilidade quanto às exigências em termos de custos que poderá espera ao longo de anos – aqueles durante os quais o contrato decorrer.

Aluguer Operacional de Veículos

O Renting automóvel ou AOV – Aluguer Operacional de Veículos tem registado um assinalável crescimento no tecido empresarial português, especialmente nas empresas de pequena dimensão.

O Renting junta ao aluguer do automóvel, presente no Leasing, uma série de outros serviços agregados, que acabam por ser adquiridos ou gastos durante a utilização do veículo. É o caso do combustível, dos seguros, das manutenções periódicas, da própria gestão de sinistros no caso de ocorrerem, etc.

Do mesmo modo que no Leasing, no Renting a empresa cliente paga um valor mensal à locadora pelo aluguer da viatura, mas no caso particular do Renting, esse valor é maior pois inclui todos os serviços associados, possibilitando à empresa excluir das suas preocupações uma série de despesas de natureza variável associadas à gestão da frota em que poderia incorrer a qualquer altura. O Renting destina-se a empresas de qualquer dimensão, do sector privado ou público, e cuja prática do negócio exija a detenção de diversas viaturas.

Pelo seu carácter facilitador, retirando ao cliente todas as preocupações relacionadas com a gestão automóvel, o Renting é hoje também muito procurado por particulares para quem o actual contexto económico pode ser perturbador da evolução da procura destas soluções de financiamento.
Num ano de 2011 carregado de nuvens negras e expectativas desmoralizadoras para a nossa economia e saúde financeira, o funcionamento dos mercados quanto à procura destas soluções de financiamento – leasing e renting – e aguardado com alguma expectativa. Poderá ser o tempo destas soluções granjearem mais adeptos.

1 comentário

  1. Antonio diz:

    O renting pode ser uma boa solução, mesmo para um particular.

Deixe um comentário